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Estratégia Parlamentar

Como criar stories políticos com estratégia


como usar Stories políticos com estratégia

Quando o assunto são os stories na comunicação política, muitos políticos e suas equipes tornam-se excessivamente preocupados com o aumento do número de visualizações.


No entanto, para desenvolver estratégias verdadeiramente eficazes para os stories, é muito importante compreender bem o papel desta ferramenta dentro do contexto da plataforma Instagram.


O entendimento real sobre como os stories funcionam e o impacto que podem ter sobre a conexão com o eleitorado é um grande diferencial que pode te ajudar a maximizar o potencial dos stories do político e garantir que a ferramenta seja usada não só para ganhar visibilidade, mas principalmente para estabelecer uma conexão real e duradoura com os seguidores, cidadãos e futuros eleitores, o que fortalece a lembrança de marca política e os seus feitos - Fator muito relevante quando falamos de ano eleitoral ou para políticos em vigência de mandato que precisam fortalecer seus feitos e sua imagem na cabeça das pessoas.


Os stories vão além da função de disseminação de conteúdo, uma característica mais presente no reels e em outros formatos como fotos ou post carrossel.


Em essência, os stories são projetados para gerar conexões pessoais, atuando predominantemente como uma ferramenta social.


Os stories dentro do Instagram, funcionam como uma ferramenta social.

Logo o olhar para os stories não deve ser somente o de um lugar de criação de conteúdo, ou depósito de coisas que não cabem no feed, mas principalmente uma ferramenta onde os políticos podem se conectar de maneira mais direta e pessoal com seus eleitores, permitindo uma comunicação em tempo real que reflete autenticidade e promove engajamento.


Isso porque ao invés de apenas veicular o dia a dia de trabalho sem estratégia (e sem o foco em gerar conexão) ou informativos que não acrescentam em nada, os stories possibilitam que se crie uma interação contínua, que ajuda a construir e aprofundar relacionamentos com o público, tornando o diálogo com os eleitores mais emocional e "memorizável".


É com esse foco que você deve criar conteúdo para o político, pensando em como se conectar socialmente com a pessoa que está do outro lado da tela.


Anúncios políticos para as eleições

São essas pessoas que acompanham o político de forma constante nos stories, que por meio do boca a boca, vão indicar o perfil do político para novos seguidores.


Repito mais uma vez, para ficar claro, o objetivo dos stories não é viralizar e sim gerar conexão com as pessoas – essa é a função da ferramenta.


Então seja estratégico ao criar conteúdo nos stories e foque na conexão.


Deixe de lado aquelas dicas para “bombar” os stories que são muitas vezes superficiais e não sustentam um aumento de visualizações de forma constante. Na prática, após um pico inicial com essa tentativa de “burlar” o algoritmo, as visualizações tendem a estabilizar para a média habitual, principalmente porque as pessoas que veem seus stories em dias de alta não são necessariamente aquelas interessadas no seu conteúdo diariamente.


Os stories valorizam e priorizam interações verdadeiras e gente interessada no conteúdo, por isso você deve cuidar do seguidor que vê o story do político, ele é um grande potencial eleitor, mobilizador e propagador da mensagem do político para outras pessoas que por meio da indicação podem vir a votar nele, ou passar a acompanhar a sua atuação.


Sabendo disso, você pode desenvolver estratégias focadas em fortalecer laços e até mesmo levar esses seguidores fieis para outros canais, como uma lista de transmissão no WhatsApp, por exemplo.


Compreender que os stories são uma ferramenta social dentro do Instagram, ajudam tanto o político, como principalmente a equipe que produz conteúdo a decidir melhor os formatos baseados não somente no que vai postar, mas principalmente no objetivo de interação social, engajamento ou viralização que se quer atingir com o conteúdo a ser postado.


Porém quero deixar um alerta, o fato dos stories não serem uma ferramenta de alcance ou viralização, não deve ser motivo de desânimo ou abandono de criação de conteúdo, pelo contrário é agora que você deve pensar em estratégias que fortaleçam ainda mais a conexão com as pessoas que assistem os stories.


Lembre que se você quiser saber quem são as pessoas que realmente se interessam pelo político, basta olhar os dias de baixa visualização nos stories, quem estão lá são os seguidores mais fiéis do político, aqueles que podem levar a mensagem além das redes.


Essas são as pessoas com quem você realmente precisa estreitar relações, pois mesmo em menor número, são elas que verdadeiramente se engajam com o trabalho e a imagem do político.


E aqui deixo uma dica de ouro: aproveite para levar esses seguidores fiéis para outros canais de comunicação, como o WhatsApp por exemplo, estreitando ainda mais a relação.


Então, quando falamos de stories, esqueça a obsessão por aumentar as visualizações e concentre-se em fortalecer conexões com seu público nos stories. Esse é o caminho para que seu conteúdo seja recomendado naturalmente.


Esqueça os truques e as tentativas de burlar a plataforma, (tudo o que é fácil demais, desconfie) um trabalho de resultado é construído dia após dia sem brigar com as ferramentas ou o algoritmo do Instagram.


Foque no que realmente importa: as pessoas. Essa é a mensagem central para uma estratégia digital eficaz em perfis políticos.


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