Você já deve estar cansado de ouvir que “o tempo é o maior ativo de um político”, e afirmo que essa é uma verdade incontestável, principalmente quando falamos em estratégia digital para o ano eleitoral.
É um erro imaginar que uma estratégia política bem elaborada possa ser desenvolvida, implementada e mensurada em apenas um mês.
Se você ouvir algum guru ou marqueteiro te falando isso, corra!
A construção de uma presença digital forte e de uma conexão verdadeira com o eleitorado exige tempo, paciência e teste da estratégia para ver se ela é realmente efetiva. E em apenas um mês é muito difícil conseguir tudo isso.
A estratégia tem etapas
Muita gente acha que quando falamos em digital a estratégia se resume a quantidade de conteúdo, mas isso não é verdade.
A eficácia de um conteúdo não é medida pela quantidade e sim pelo tempo dedicado a construir um posicionamento sólido o suficiente para ser lembrado pelas pessoas.
No universo digital, simplesmente publicar três posts por mês não garantirá o sucesso rápido, pois o segredo também está na familiaridade da imagem do político na vida das pessoas.
O processo de fazer com que as pessoas se identifiquem com um candidato ou uma causa envolve acompanhá-los ao longo do tempo, permitindo que se passe pelas fases de conhecer, gostar e confiar - um processo que definitivamente não se atinge em 30 dias.
A estratégia tem ritmo
Implementar uma estratégia digital em um mês é praticamente inviável.
Vejamos um cronograma típico de implementação para comprovar o que digo:
A primeira semana é geralmente dedicada a reuniões iniciais, coleta de dados e construção de conteúdos baseados na estratégia. Na segunda semana, o conteúdo começa a ser divulgado, trazendo as primeiras métricas.
A estabilidade começa a ser alcançada na terceira semana, e apenas na quarta semana é que começamos a obter dados concretos que permitirão dar início a análises para fazer ajustes estratégicos futuros.
A estratégia e o seu prazo
Idealmente, a construção de uma estratégia política digital deveria começar com pelo menos seis meses a um ano de antecedência, permitindo tempo suficiente para ajustes e refinamentos.
Definir o tom de voz, os posicionamentos, as bandeiras e as mensagens-chave e identificar o público-alvo demandam testes e mais testes, algo que um curto período pode ficar difícil ou pior, trazer informações equivocadas, em relação à estratégia x execução dessa estratégia.
Esse tempo, que talvez você possa achar muito, é dedicado ao teste para refinamento da estratégia, para que se tenha garantia com dados o que funciona e o que não funciona em um perfil político. E quanto mais teste, menor probabilidade de erro no período eleitoral, porque se sabe o que funciona e o que não funciona.
A Estratégia a curto prazo
Mas agora? Já estamos em abril e você ainda não começou a sua estratégia. O que fazer então?
Se você não dispõe de seis meses ou um ano, comece agora. Três meses de trabalho intenso, focado e dedicado representam o mínimo necessário para que uma estratégia comece a mostrar resultados. Não espere por soluções instantâneas. O sucesso verdadeiro vem para aqueles que constroem uma base sólida, não para os que apostam em fórmulas mágicas.
A base da Estratégia é imutável
A verdadeira estratégia política digital não se apoia no que muda o tempo todo, como as mudanças de algoritmos ou plataformas; ela se baseia em elementos estáveis como posicionamento, tom de voz, mensagens-chave e definição de público.
Estes fundamentos não mudam, mesmo que o formato e o conteúdo precisem ser adaptados as necessidades do público. E é por isso que você precisa de tempo para teste.
Criar muito conteúdo não é estratégia, criar em diversos formatos das plataformas, não é estratégia, publicar muito por um mês não é estratégia. Estratégia é tudo aquilo que queremos construir da imagem, da marca, do posicionamento e da reputação do político e leva tempo.
Por isso que criar e executar uma estratégia política eficaz em apenas um mês é inviável.
A chave para o sucesso a longo prazo no digital é um planejamento detalhado e uma execução com testes, que leve em consideração as dinâmicas de interação e engajamento do público ao longo do tempo. Comece agora, com o foco na qualidade e na construção de relações duradouras.
Então comece agora, para ter tempo não somente de fazer teste, mas principalmente para conseguir gerar familiaridade e conexão com seu futuro eleitor.
Pense nisso!
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