Stories políticos: por que a conexão vale mais que a visualização
- Gisele Meter

- 6 de abr. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: há 5 horas

Quando o assunto são os stories políticos, muitos políticos e suas equipes tornam-se excessivamente preocupados com o aumento do número de visualizações.
No entanto, para desenvolver estratégias verdadeiramente eficazes, é preciso compreender o papel desta ferramenta dentro do contexto da plataforma Instagram.
O entendimento real sobre como os stories funcionam e o impacto que podem ter sobre a conexão com o eleitorado é um grande diferencial.
Os stories vão além da função de disseminação de conteúdo, uma característica mais presente no Reels e em outros formatos como fotos ou carrossel.
Em essência, os stories são projetados para gerar conexões pessoais, atuando predominantemente como uma ferramenta social.
O olhar para os stories políticos não deve ser somente o de um lugar de criação de conteúdo, ou depósito de coisas que não cabem no feed, mas principalmente uma ferramenta onde os políticos podem se conectar de maneira mais direta e pessoal com seus eleitores.
A estratégia de conexão nos stories políticos
O objetivo principal dos stories políticos não é viralizar, mas sim gerar conexão com as pessoas. É com esse foco que você deve criar conteúdo para o político, pensando em como se conectar socialmente com a pessoa que está do outro lado da tela.
São essas pessoas que acompanham o político de forma constante nos stories que, por meio do boca a boca, vão indicar o perfil do político para novos seguidores.
Foco da estratégia | Descrição | Impacto esperado |
|---|---|---|
Conexão pessoal | Mostrar o lado humano do político, seus valores e bastidores. | Aumento da confiança e da lealdade do seguidor. |
Engajamento qualificado | Usar enquetes, caixas de perguntas e quizzes para iniciar conversas. | Geração de insights sobre as demandas do eleitorado e fortalecimento do relacionamento. |
Construção de comunidade | Criar um senso de pertencimento entre os seguidores mais fiéis. | Transformação de seguidores em defensores e mobilizadores da mensagem do político. |
Canal para os fiéis | Identificar e nutrir o relacionamento com os seguidores mais engajados. | Aumento da retenção e do engajamento a longo prazo, com potencial de levar para outros canais. |
Menos métricas de vaidade, mais relacionamento
Deixe de lado aquelas dicas para “bombar” os stories que são muitas vezes superficiais e não sustentam um aumento de visualizações de forma constante.
Na prática, após um pico inicial com essa tentativa de “burlar” o algoritmo, as visualizações tendem a estabilizar para a média habitual.
Os stories valorizam e priorizam interações verdadeiras e gente interessada no conteúdo, por isso você deve cuidar do seguidor que vê o story do político.
Ele é um grande potencial eleitor, mobilizador e propagador da mensagem do político para outras pessoas.
Se você quiser saber quem são as pessoas que realmente se interessam pelo político, basta olhar os dias de baixa visualização nos stories.
Quem está lá são os seguidores mais fiéis, aqueles que podem levar a mensagem além das redes. São com essas pessoas que você realmente precisa estreitar relações.
Aproveite para levar esses seguidores fiéis para outros canais de comunicação, como o WhatsApp, por exemplo, estreitando ainda mais a relação.
Este artigo foi escrito por Gisele Meter - Consultora especializada em marketing político e comunicação digital para mandatos. Criadora do Portal do Assessor, referência em estratégias de marketing político digital para vereadores, deputados e gestores públicos. Com experiência em dezenas de campanhas eleitorais e mandatos, Gisele ajuda políticos a fortalecerem sua presença digital e ampliarem seu alcance por meio de estratégias de marketing político comprovadas.





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