Estratégia política digital: por que não se constrói em 1 mês
- Gisele Meter

- 11 de abr. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: há 1 dia

Você já deve estar cansado de ouvir que “o tempo é o maior ativo de um político”, e afirmo que essa é uma verdade incontestável, principalmente quando falamos em estratégia política digital para o ano eleitoral.
É um erro imaginar que uma estratégia bem elaborada possa ser desenvolvida, implementada e mensurada em apenas um mês.
Se você ouvir algum guru ou marqueteiro te falando isso, corra!
A construção de uma presença digital forte e de uma conexão verdadeira com o eleitorado exige tempo, paciência e teste da estratégia para ver se ela é realmente válida.
E em apenas um mês é muito difícil conseguir tudo isso.
As etapas de uma estratégia política digital
Muita gente acha que quando falamos em digital a estratégia política digital se resume a quantidade de conteúdo, mas isso não é verdade.
O bom resultado de um conteúdo não é medido pela quantidade e sim pelo tempo dedicado a construir um posicionamento forte o suficiente para ser lembrado pelas pessoas.
No universo digital, simplesmente publicar três posts por mês não garantirá o sucesso rápido, pois o segredo também está na familiaridade da imagem do político na vida das pessoas.
Etapa | Duração média | Atividades principais |
|---|---|---|
Semana 1 | 7 dias | Reuniões iniciais, coleta de dados, definição de posicionamento e mensagens-chave. |
Semana 2 | 7 dias | Início da divulgação do conteúdo e coleta das primeiras métricas. |
Semana 3 | 7 dias | Estabilização da produção e acompanhamento das interações iniciais. |
Semana 4 | 7 dias | Obtenção de dados concretos para análise e primeiros ajustes estratégicos. |
O ritmo da estratégia
Implementar uma estratégia política digital em um mês é praticamente inviável.
O processo de fazer com que as pessoas se identifiquem com um candidato ou uma causa envolve acompanhá-los ao longo do tempo, permitindo que se passe pelas fases de conhecer, gostar e confiar, um processo que definitivamente não se atinge em 30 dias.
Idealmente, a construção de uma estratégia política digital deveria começar com pelo menos seis meses a um ano de antecedência, permitindo tempo suficiente para ajustes e refinamentos.
Definir o tom de voz, os posicionamentos, as bandeiras e as mensagens-chave e identificar o público-alvo demandam testes e mais testes, algo que um curto período pode ficar difícil ou pior, trazer informações equivocadas.
Quanto mais teste, menor a probabilidade de erro no período eleitoral, porque se sabe o que funciona e o que não funciona.
A base da estratégia é imutável
A verdadeira estratégia política digital não se apoia no que muda o tempo todo, como as mudanças de algoritmos ou plataformas; ela se baseia em elementos estáveis como posicionamento, tom de voz, mensagens-chave e definição de público.
Estes fundamentos não mudam, mesmo que o formato e o conteúdo precisem ser adaptados às necessidades do público. E é por isso que você precisa de tempo para teste.
Criar muito conteúdo não é estratégia, criar em diversos formatos das plataformas, não é estratégia, publicar muito por um mês não é estratégia.
Estratégia é tudo aquilo que queremos construir da imagem, da marca, do posicionamento e da reputação do político e leva tempo.
Por isso que criar e executar uma estratégia política digital eficaz em apenas um mês é inviável.
Comece agora, com o foco na qualidade e na construção de relações que duram.
Este artigo foi escrito por Gisele Meter - Consultora especializada em marketing político e comunicação digital para mandatos. Criadora do Portal do Assessor, referência em estratégias de marketing político digital para vereadores, deputados e gestores públicos. Com experiência em dezenas de campanhas eleitorais e mandatos, Gisele ajuda políticos a fortalecerem sua presença digital e ampliarem seu alcance por meio de estratégias de marketing político comprovadas.





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